O Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro terá uma programação com muitas atividades durante a Semana Nacional de Museus. Além do evento anual que envolve Museus de todo país, o Museu instalado na Casa de Cultura Cocco Barçante, comemora seu 4º aniversário. Fundado e mantido pelo artista que nomeia a Casa de Cultura, o Museu do Artesanato é o primeiro do segmento no estado do Rio de Janeiro, e agrega peças produzidas por artesãos e artesãs de todas as regiões do Estado. Além do Acervo de aproximadamente 150 peças, o Museu é um espaço vivo, com atividades constantes envolvendo trabalhos manuais focados no desenvolvimento sustentável.

A programação da Semana Nacional de Museus, que traz como tema “Museus Hiperconectados – novas abordagens, novos públicos”, envolvem oficinas, palestras, exposições, sarau e noite de autógrafos. As atividades começam dia 12 de maio e vão até o dia 16 de junho.

Dia 12, próximo sábado, às 11h, haverá a oficina de pintura em tela, com a artista plástica Mariluce Mariá. Às 16h será abertura oficial do evento, Com coquetel para convidados e benfeitores do Museu. Em seguida, às 17h, haverá uma palestra com Mariluce Mariá (Projeto FavelArt) sobre Intervenção no território através da Arte.

À noite a festa continua. A partir das 18h será a vez do Sarau Noite enSOLarada, da escritora, produtora e apresentadora de TV Ivone Sol, que também autografará seu novo livro “Versos de Mim”. A obra publicada pela editora baiana A5 editora e lançada no segundo semestre de 2017 tem a capa ilustrada pelo artista Cocco Barçante e arte final do designer e produtor editorial Marcel Santos. O prefácio é da escritora acadêmica Christiane Michelin, o texto de orelha da escritora e também acadêmica Carmen Felicetti e texto de contracapa é da saudosa professora e gestora cultural Maria Elisa Churro. O evento contará com a apresentação musical do músico, ator e apresentador de televisão Marco Aurêh. O recital poético é aberto ao público e o acesso é gratuito.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

12/05

11h – Oficina de pintura em tela com artista plástica Mariluce Mariá
16h – Abertura do evento com Coquetel para convidados e Benfeitores do Museu
17h – Palestra com Mariluce Mariá projeto FavelArt: Intervenção no território através da arte
17h – Abertura da Exposição – Gloria Correia e Mariluce Mariá
18h – Sarau Noite EnSOLarada de Ivone Sol, tendo como convidado Marco Aurêh – espaço Kaffee do Museu.
18:30 as 22h – Lançamento do livro de Ivone Sol “Versos de Mim”.

19/05

14h – Oficina de Turbante com artesã e estilista Gloria Correia
17h – Conversas sobre Museus e Cultura Negra, com Gloria Correia e um convidado do Quilombo Tapera.

20/05, 27/05, 03/06 e 17/06

11h às 17h – Exposição – Gloria Correia e Mariluce Mariá

26/05

16h – Mesa Redonda – Museologia: hiper-conexão, novas abordagens e novos públicos, com Prof. Adair Rocha, Prof. Mário Chagas e o historiador Fernando Ermiro. A mediação é do historiador e curador do Museu, José Luiz Souza Lima

27/05

15h – Oficina de Estamparia com artista plástico Cocco Barçante

09/06

15h – Oficina de Turbante com artesã Gloria Correia.

16/06

15h – Mesa Redonda – Cultura e Turismo com Jarbas Modesto (CEO da Besser Consultoria, Especialista em turismo, Hotelaria e Marketing; e consultor do Sebrae RJ).

Endereço:
Rua Coronel Veiga, 1734, Ponte Fones, Petrópolis – RJ.
(24) 31111-4944 – (24) 99918-1887.

Share:

administrator

Especializada em Cultura (Arte, Lazer e Entretenimento).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *