Musical, que conta a trajetória de Carmen Miranda com linguagem do Teatro de Revista, faz temporada no CCBB RJ de 4 de fevereiro à 28 de março.

Há pouco mais de 90 anos Carmen Miranda (1909-1955) cantava pela primeira vez na rádio carioca Roquete Pinto. Portuguesa radicada no Brasil, a cantora estava prestes a se tornar um dos maiores símbolos da cultura brasileira para todo o mundo. Em comemoração a essa data, Carmen, a Grande Pequena Notável, com direção de Kleber Montanheiro, faz temporada no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ). O espetáculo fica em cartaz até 28 de março, com apresentações quintas e sextas às 18h e sábados e domingos às 16h. O projeto tem patrocínio do Banco do Brasil.

O musical é inspirado no livro homônimo de Heloisa Seixas e Julia Romeu, que venceu o Prêmio FNLIJ de Melhor Livro de Não Ficção em 2015. Quem dá vida à diva é a atriz Amanda Acosta.

Para contar essa história, o espetáculo adota a estrutura, a estética e as convenções do Teatro de Revista Brasileiro, no qual Carmen Miranda também se destacou.

“Utilizamos a divisão em quadros, o reconhecimento imediato de tipos brasileiros e a musicalidade presente, colaborando diretamente com o texto falado, não como um apêndice musical, mas sim como dramaturgia cantada”, explica o diretor Kleber Montanheiro.

Esse tradicional gênero popular faz parte da identidade cultural brasileira, mas recentemente está em processo de desaparecimento da cena teatral por falta de conhecimento, preconceito artístico e valorização de formas americanizadas e/ou industrializadas de musicais.

A encenação tem a proposta de preservar a memória sobre a pequena notável, como a cantora era conhecida, e a época em que ela fez sucesso tanto no Brasil como nos Estados Unidos, entre os anos de 1930 e 1950. Por isso, os figurinos da protagonista são inspirados nos desenhos originais das roupas usadas por Carmen Miranda; já as vestes dos demais personagens são baseadas na moda dessas décadas.

“As interpretações dos atores obedecerão a prosódia de uma época, influenciada diretamente pelo modo de falar ‘aportuguesado’, o maneirismo de cantar proveniente do rádio, onde as emissões vocais traduzem um período e uma identidade específica”, revela Montanheiro.

A cenografia reproduz os principais ambientes propostos pelo livro. Esses espaços físicos são o porto do Rio de Janeiro, onde Carmen desembarca criança com seus pais; sua casa e as ruas da Cidade Maravilhosa; a loja de chapéus, onde Carmen trabalhou; o estúdio de rádio; os estúdios de Hollywood e as telas de cinema; e o céu, onde ela foi cantar em 5 de agosto de 1955. Cada cenário traz ao fundo uma palavra composta com as letras do nome da cantora em formatos grandes. Por exemplo, a palavra MAR aparece no porto, e MÃE, na casa dos pais da cantora.

SINOPSE

O musical conta a história da cantora Carmen Miranda, de sua chegada ao Brasil ainda criança, passando pelas rádios, suas primeiras gravações em disco, pelo cinema brasileiro e o Cassino da Urca, ao estrelato nos filmes de Hollywood. Inspirado no livro homônimo infanto-juvenil de Heloisa Seixas e Julia Romeu, o espetáculo conta e canta para toda a família os 46 anos de vida dessa pequena notável que levou a música e a cultura brasileira para os quatro cantos do mundo.

Sobre a temporada no CCBB RJ

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta à segunda, das 9h às 18h. O CCBB RJ está adaptado às novas medidas de segurança sanitária: entrada apenas com agendamento on line (eventim.com.br), controle da quantidade de pessoas no prédio, fluxo único de circulação, medição de temperatura, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel e sinalizadores no piso para o distanciamento. No teatro a capacidade foi reduzida para 50%, com higienização completa antes de cada apresentação/sessão, além do distanciamento de 2 metros entre as poltronas.

Sobre Kleber Montanheiro – direção, cenários e figurinos

Produtor, ator, diretor, cenógrafo, figurinista e iluminador, Kleber Montanheiro trabalhou como assistente e criador de grandes mestres do teatro nacional: Gianni Ratto, Roberto Lage, Wagner Freire, Antônio Abujamra, Myriam Muniz, Naum Alves de Souza, entre outros.

Como diretor, ganhou os prêmios APCA 2008, por “Sonho de Uma Noite de Verão”; e FEMSA 2009, por “A Odisséia de Arlequino”. Como cenógrafo e figurinista, venceu os prêmios APCA e FEMSA 2012, por “A História do Incrível Peixe Orelha”. Como iluminador, recebeu o prêmio FEMSA 2013, pelo trabalho em “Crônicas de Cavaleiros e Dragões”, de Paulo Rogério Lopes.

As últimas peças dirigidas por ele foram “Alô Alô Theatro Musical Brazileiro” (2017), de sua autoria com Amanda Acosta; “Um Dez Cem Mil Inimigos do Povo” (2016), de Cassio Pires, a partir da obra de Henrik Ibsen; “Os Dois Cavalheiros de Verona” (2015), de William Shakespeare; “A Lenda do Cigano e O Gigante” (2015) e “Navio Fantasma – O Holandês Voador” (2015), ambos de Paulo Rogério Lopes; e “Sobre Cartas & Desejos Infinitos” (2015), de Ana Luiza Garcia.

Sobre Heloisa Seixas – autora do livro e adaptadora teatral

A carioca Heloisa Seixas trabalhou muitos anos na imprensa do Rio de Janeiro antes de se dedicar exclusivamente à literatura. É autora de mais de 20 livros, incluindo romances, contos, crônicas e obras infanto-juvenis, além de peças de teatro. Foi quatro vezes finalista do prêmio Jabuti, com os livros “Pente de Vênus”, “A porta”, “Pérolas absolutas” e “O oitavo selo”, este último também finalista do prêmio São Paulo de Literatura e semifinalista do prêmio Oceanos.

Seu livro mais recente é o romance “Agora e na hora”, lançado em abril pela Companhia das Letras. Além dos musicais “Era no tempo do rei” e “Bilac vê estrelas”, ambos em parceria com Julia Romeu, Heloisa fez para o teatro a peça “O lugar escuro”, uma adaptação de seu livro homônimo sobre a doença de Alzheimer. Este espetáculo rendeu para a atriz Camilla Amado o Prêmio Especial APTR de 2014.

Sobre Julia Romeu – autora do livro e adaptadora teatral

Em parceria com Heloisa Seixas, Julia Romeu escreveu os musicais “Era no tempo do rei” (2010), com músicas de Aldir Blanc e Carlos Lyra; e “Bilac vê estrelas” (2015), que venceu os prêmios Bibi Ferreira de Melhor Musical Brasileiro, Shell e APTR, com canções de Nei Lopes. As duas também são autoras do livro “Carmen: A grande pequena notável”, a biografia de Carmen Miranda para crianças, vencedora do Prêmio FNLIJ de Melhor Livro de Não Ficção de 2015. Além disso, ela trabalha como tradutora literária há mais de dez anos e é mestre em Literaturas de Língua Inglesa pela UERJ.

Instagram oficial do espetáculo: https://www.instagram.com/musicaldacarmen/

FICHA TÉCNICA

CARMEN, A GRANDE PEQUENA NOTÁVEL

PATROCÍNIO: BANCO DO BRASIL

REALIZAÇÃO: CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL

DRAMATURGIA: HELOISA SEIXAS e JULIA ROMEU

DIREÇÃO: KLEBER MONTANHEIRO

DIRETORA ASSISTENTE: LARISSA MATHEUS

ELENCO: AMANDA ACOSTA – Carmen Miranda, DANIELA CURY – Mãe / Freira / Corista, GUH REZENDE – Pai / Freira / Mario Cunha / Empresário Americano, FERNANDA GABRIELA – Aurora Miranda / Secretária do Cassino / Corista, JÚLIA SANCHES – Madame Boss / Madre Maria José / Isaura / Corista, SAMUEL DE ASSIS – Criança / Josué de Barros / Dono do Cassino
DIREÇÃO MUSICAL E ARRANJOS: RICARDO SEVERO

MUSICOS: BETINHO SODRÉ, MAURICIO MAAS, MONIQUE SALUSTIANO e FERNANDO PATAU

CENÁRIO E FIGURINOS: KLEBER MONTANHEIRO

ASSISTENTE DE CENÁRIO E FIGURINOS: THAÍS BONEVILLE

PRODUÇÃO DE ÉPOCA: LUMA YOSHIOKA

CENOTÉCNICO: EVAS CARRETERO

PINTURA ARTÍSTICA DE CENOGRAFIA E FIGURINOS: VICTOR GRIZZO

VISAGISMO: ANDERSON BUENO

COREOGRAFIA e DIREÇÃO DE MOVIMENTO: KEILA FUKE

ILUMINAÇÃO: MARISA BENTIVEGNA

ADEREÇOS: MICHELE ROLANDI

COSTUREIRAS: CREUZA MEDEIROS e MARILUCE CONSTANTINA DA COSTA

DESIGN DE SOM: ANDRÉ OMOTE

FOTOS e REGISTRO EM VIDEO: LEEKYUNG KIM

PROJETO GRÁFICO: HERON MEDEIROS

ASSESSORIA DE IMPRENSA: MERCADOCOM / RIBAMAR FILHO

OPERADOR DE LUZ: MATHEUS MACEDO

OPERADOR DE SOM: KLEBER MARQUES

CAMAREIRO: JÔ NASCIMENTO

CONTRARREGRAGEM: MARCOS VALADÃO

MICROFONISTA: EDER SOUSA

PRODUÇÃO EXECUTIVA E DIRETOR DE PALCO: REGILSON FELICIANO

ACOMPANHAMENTO ARTÍSTICO: Aruana Granier, Domenica Guimarães, Eder Sousa, Franklin Almeida, Julia Walther, Laura Santini, Letícia Esposito, Lucas Martinez, Lucas Profirio, Luísa Gouvêa, Maiara Schultz, Marcos Junior Valadão, Maria Alina Corsi, Mila Fogaça, Paula Mares, Raíssa Tomasin, Rodrigo Odone, Rodrigo Santiago, Weslley Rocha

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO E ADMINISTRAÇÃO: MAURÍCIO INAFRE

IDEALIZAÇÃO DO PROJETO: KLEBER MONTANHEIRO


SERVIÇO

Carmen – A Grande Pequena Notável

Centro Cultural Banco do Brasil RJ

R. Primeiro de Março, 66 – Centro – TEATRO I

Temporada: 4 de fevereiro à 28 de março, quintas e sextas às 18h e sábados e domingos às 16h.

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)

Classificação: livre. Recomendado para crianças a partir de 5 anos

Duração: 70 minutos

Capacidade: 75 lugares

Informações: (21) 3808-2020
Venda online: https://www.eventim.com.br/artist/carmen-a-grande-pequena-notavel-musical/

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Especializada em Cultura (Arte, Lazer e Entretenimento).

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